Fechar
Environment, Social and Governance
Ser sustentável é mais do que um compromisso ambiental. É gerar um ciclo virtuoso de desenvolvimento ambiental, econômico e social que impulsione o presente e se estenda para o futuro.
Exemplo disso são as linhas de crédito disponibilizadas aos cooperados, como a social e a sustentável, a oportunidade da gestão transparente e participativa, os valores de inclusão e diversidade, e as iniciativas de educação.
A prioridade é uma gestão que fortalece práticas de economia inclusiva e colaborativa, por meio dos princípios cooperativistas e de compromissos de impacto positivo no desenvolvimento econômico, social e ambiental dos públicos impactados.
Os objetivos e indicadores são definidos em conjunto com as áreas de negócio da cooperativa. São realizadas melhorias de processos internos e instalações físicas, há a implementação de indicadores reconhecidos no mercado e adaptados ao modelo de negócio, como por exemplo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Global Reporting Iniciative (GRI), e aculturação de colaboradores por meio de campanhas de comunicação que contribuem para o engajamento da alta liderança nas premissas e objetivos de sustentabilidade.
Global Report Iniciative
PDGC Programa de Desenvolvimento Global de Cooperativas
São os norteadores das iniciativas relacionadas com a sustentabilidade:
A partir do planejamento estratégico da Cooperativa, criou-se as diretrizes da sustentabilidade.
Além de seguir as normativas instituídas do BACEN (Resolução CMN 4945/2021 - Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática - PRSAC), as diretrizes contribuem para a construção de um posicionamento formal da organização em relação às questões sociais, ambientais e climáticas.
Destinada para aquisição de veículos elétricos e/ou híbridos; e imóveis que venham a contribuir com a preservação do meio ambiente e eficiência energética.
Exemplo: energia fotovoltaica; energia eólica; equipamento de refrigeração e resfriamento com selo Procel A; lâmpadas LED; equipamento de ventilação e acondicionamento com menor consumo de energia; aquecimento solar; cisterna para captação de água da chuva; equipamentos de controle de vazão; estações de tratamento de água e esgoto.
Destinada a empréstimo para melhoria nas condições de estruturas físicas para o saneamento básico.
Exemplo: aquisição e troca da caixa d’água, hidrômetros, encanamentos, reaproveitamento de água da chuva, nascentes, poços, bomba d’água, filtros d’água; calhas de chuva e reformas de banheiros.
Destinada à saúde, catástrofes naturais ou sinistros, despesas de acessibilidade, educação, treinamentos e equipamentos de informática.
Confira os relatórios anuais e resultados dos anos anteriores.
Relatórios passados também estão disponíveis em nossa página de Governança.
Gostaria de conhecer mais sobre os projetos e ações sustentáveis que a Viacredi desenvolve?
Entre em contato pelo e-mail
sustentabilidade@viacredi.coop.br
Cooperar é ser sustentável.