No primeiro e-book da série sobre investimento, falamos sobre a importância do planejamento financeiro para nos ajudar a realizar sonhos, concretizar projetos ou criar uma reserva para o futuro e o quanto um especialista em investimentos da cooperativa pode ajudar nesse planejamento.
Nele, também apresentamos um dos tipos de investimento mais tradicionais do mercado, a Renda Fixa. Investir em Renda Fixa é emprestar dinheiro para uma empresa, um banco ou mesmo o Governo e em troca, quem pega emprestado se compromete a pagar juros sobre o valor captado.
Já quando o investimento é pós-fixado, a remuneração é definida por indexadores, que são índices oficiais que influenciam direta ou indiretamente a rentabilidade do investimento. Praticamente todos os investimentos de Renda Fixa são definidos a partir do que acontece com os indicadores Taxa Selic e IPCA (inflação), que estão diretamente relacionados ao que acontece no Cenário Econômico, tema do segundo e-book da série.
Esses dois indicadores junto com os indicadores como PIB, emprego, renda, dólar, confiança dos investidores, confiança da população, entre outros, balizam as decisões do Banco Central em relação a política monetária brasileira nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária).
Quer entender exatamente como isso funciona? Então Clique Aqui e baixe o e-book completo 😊