No dia 11 de maio de 2020, o Ministério da Saúde deu início à 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza, com foco no grupo prioritário de puérperas (mães até o 45º dia do pós-parto). Nas etapas anteriores, o Governo Federal priorizou a vacinação de professores, crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes e pessoas entre 55 e 59 anos de idade. Apenas na 3ª fase, a meta foi de vacinar aproximadamente 36 milhões de pessoas e, para isso, o Ministério da Saúde adquiriu 79 milhões de doses da vacina influenza. Todos os estados foram abastecidos e ficaram responsáveis por distribuir as doses corretamente aos seus municípios.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que iria até o dia 5 de junho, foi prorrogada até o dia 30 do mesmo mês. Isso porque a meta de vacinar nacionalmente 90% ou mais dos grupos prioritários não foi atingida.
Quais são os grupos de risco?
Onde é feita a vacinação?
Nos postos de saúde da sua cidade. Diversos municípios estão oferecendo a possibilidade de agendamento do dia e do horário da vacinação por meio de sites ou aplicativos no celular.
Até quando será feita a vacinação?
Até o dia 30 de junho de 2020.
Cuidados com a COVID-19 (coronavírus)
Algo muito importante a ser levado em conta nesse período de vacinação é que o país está enfrentando outro sério problema de saúde: a contaminação pelo coronavírus. Como orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aglomerações devem ser evitadas para diminuir o risco de contágio. Dessa maneira, a maioria das unidades de saúde possui salas de vacina com medidas de prevenção e distanciamento, demais medidas para manter o público fora das unidades de saúde, sem contato com demais pacientes.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município!