A data foi criada para disseminar informação combater o preconceito e alertar sobre a prevenção da doença que ainda não tem cura!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2017, 940 mil pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV e 1,8 milhão foram infectadas pelo vírus. Isso equivale a 5 mil novos casos todos os dias.
Atualmente, 36,9 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo. Destas, 1,8 milhão são crianças com menos de 15 anos de idade. Dois terços do total de pessoas infectadas pelo HIV vivem em países da África.
HIV: É a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS.
AIDS: Doença que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo das outras doenças e infecções.
SOROPOSITIVO: Individuo que tem o vírus HIV no corpo, mas não necessariamente apresenta sintomas da AIDS.
Você sabia que o preconceito influencia na disseminação do vírus?
Pesquisas têm mostrado que o estigma e a discriminação prejudicam os esforços no enfrentamento a epidemia do HIV, ao fazer com que as pessoas tenham medo de procurar por informações, serviços e métodos que reduzam o risco de infecção e de adotar comportamentos mais seguros com receio de que sejam levantadas suspeitas em relação ao seu estado sorológico.
Por exemplo, uma pessoa pode deixar de usar um preservativo ou deixar de fazer um teste para o HIV em um posto de saúde, com medo de que suspeitem que ele ou ela tenha o HIV.
Percebemos que o acolhimento e o amor ao próximo é também uma forma de combater o contágio do HIV.